As férias chegaram: que vacinas devo tomar antes de viajar?

 

O check-list de um viajante inclui passagens aéreas, hospedagem reservada, passeios a serem feitos, passaporte e visto quando o destino é internacional, malas prontas e alguns outros itens. E não pode faltar, em hipótese alguma, uma atualização do calendário vacinal. É muito importante que quem pretende viajar coloque o cartão de vacinas em dia, levando em conta a exigência de cada lugar a ser visitado, seja nacional ou internacional, e as epidemias que circulam pelo mundo no momento da viagem.

 

O turista deve ter atualizada a vacinação contra caxumba, sarampo, rubéola, hepatite A, hepatite B, febre amarela, difteria-tétano-coqueluche, e febre tifóide. Essas são as principais que o viajante deve se atentar quando for embarcar para qualquer destino. A gripe, com certeza, é outra doença contra a qual deve-se estar imunizado, principalmente porque o vírus tem uma circulação muito grande entre cidades e países.

 

No caso da febre amarela, cuja imunização para viagem é obrigatória, a vacinação deve ser feita pelo menos dez dias antes do embarque. Será preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), tema de outro texto por aqui e que a Casa da Vacina (Av. Rio Branco, 833. Fone: 44-3262-1425) está autorizada a emitir, única clínica particular da região a emitir o documento.

 

A recomendação de especialistas é que, logo depois de escolher o roteiro e comprar as passagens, os viajantes procurem se vacinar. É preciso se informar sobre que doença há em cada local, isso porque cada destino tem diferente incidência de doenças, específicas e determinadas de acordo com as condições sanitárias da região. Qualquer dúvida, estamos à disposição aqui na Casa da Vacina: agende um horário para tirarmos todas as dúvidas antes de você viajar.