corona-virus

CORONAVÍRUS: COMO PREVENIR?

Até o momento não existe nenhuma vacina que previna o coronavírus, nem um tratamento específico contra esse agente infeccioso originado na China. Mesmo sem casos confirmados no Brasil a população tem se preocupado com o novo vírus, principalmente porque ainda não conhecemos os sintomas e complicações que ele pode causar. Por isso, reunimos aqui algumas formas de prevenir o contagio por esse vírus e outras duvidas comuns que podem surgir.

  • Mantenha a higiene pessoal

O coronavírus é transmitido pelas gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente, sendo assim, a primeira e principal forma de se prevenir é lavar bem as mãos com água e sabão, frequentemente. Essa higiene deve ser feita em especial após espirrar, tossir, ir ao banheiro e/ou mexer com animais. Outra maneira de manter as mãos limpas é carregando sempre um álcool em gel na bolsa. Além de prevenir o coronavírus, essa medida afasta também o risco de gripe e outras infecções existentes.

  • Cuidado em lugares públicos

Vale ressaltar que o vírus ainda não está disseminado aqui no Brasil, então, não é preciso pânico! Mas, ainda assim, é valido seguirmos a recomendação que é aplicada à qualquer doença que pode ser adquirida pelo ar. Ou seja, manter distancia de pessoas que estejam tossindo, com febre ou coriza, já ajuda a afastar o risco de contágio. Da mesma forma é importante cobrir o rosto com o próprio braço ou um lenço ao tossir ou espirrar, assim evitando contaminar os outros.

  • Evite viajar para lugares com circulação do vírus

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), é importante que as viagens para a China sejam feitas somente em situações de extrema urgência ou necessidade. No caso de ser impossível adiar uma ida à China, evite espaços de muita aglomeração e mantenha os cuidados de higiene pessoal, não compartilhe talheres e dê preferência aos alimentos cozidos. 

  • Mantenha a carteira de vacinação em dia (principalmente em caso de viagem internacional)

É importante que sua carteira de vacinação esteja em dia, mesmo ainda não existindo imunização contra o coronavírus, pois alguns estudos apontam que o vírus é mais perigoso para aqueles que estão com o sistema imunológico fragilizado. Ou seja, quanto mais protegido você estiver contra doenças pulmonares, gripe, entre outras (que tem vacina) mais forte seu sistema imunológico estará.

Com esses cuidados básicos, além de nos manter mais protegidos, evitamos que haja uma epidemia da doença e que ela chegue até nosso país.