O aumento do tempo de tela e diminuição das brincadeiras ao ar livre tem impactado negativamente na saúde física, social e emocional das crianças. Por isso, devemos incentivar a atividade física desde cedo.
É no período da infância o momento ideal para cultivar o gosto pelo movimento. Com apoio da escola e da família, a atividade física se torna não apenas um hábito saudável, mas uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral da criança.
Veja os benefícios da atividade física:
- Cria hábitos saudáveis que podem durar a vida toda
- Estimula o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor
- Fortalece os ossos, músculos e articulações
- Promove a socialização
- Melhora a saúde física e mental
- Contribui para a formação da cidadania
O incentivo dos familiares para experienciar diversas atividades, desde as brincadeiras infantis como amarelinha, o pique-salva, até as modalidades como balé, natação e futebol, é de fundamental importância para desenvolver o gosto pelo movimento e assim formar um corpo ativo e uma mente saudável.
Dicas para incentivar o movimento na rotina diária:
- Busque brincadeiras tradicionais que gastam energia e estimulam a coordenação motora como: pular corda, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, chutar bola.
- Estimule as competições de quem chega primeiro: a determinado ponto da casa, na calçada.
- Utilize o espaço disponível dentro de casa: crie circuito com cadeiras, almofadas.
- Troque o elevador pelas escadas.
- Mostre que movimentar em família ao ar livre é divertido: caminhar no parque, passear de bicicleta, jogar bola, dançar em casa.
- Apresente diversas modalidades desportivas: descubra o que a criança gosta – natação, dança, artes marciais, futebol, patinação.
- Utilize uma musica animada: para que a criança invente uma coreografia.
- Troque a tela pelo movimento.
Mexer o corpo na infância é garantir grandes benefícios para a vida adulta!