É um termo criado por Ashley Montagu, antropólogo inglês, que significa gravidez fora do útero. Ele definiu como o período de três meses após o nascimento para completar o desenvolvimento do bebê.
Então, na gravidez fora do útero ocorre mudanças que servem para preparar o bebê da gestação uterina, para a vida fora do útero.
Para o bebê essa transição é momento de estresse e insegurança. Dentro do útero, o bebê tem contato integral com a mãe, não sente frio, fome, não precisa tomar banho, trocar fraldas e fora do útero é preciso chorar para chamar atenção de seus desconfortos.
No entanto, é nesse período ocorre desenvolvimento importante da parte neurológica, respiratória, endócrina e digestiva do bebê. Assim, a mamãe deve estar com o relacionamento estreito e integral com seu bebe pois isso traz impacto no desenvolvimento físico, emocional e psicológico do bebê.
Criar ambientes confortáveis para o bebê se adaptar melhor ao mundo externo trará maior tranquilidade para ele e toda a família.
Dicas importantes para esse período:
Lembrar que dentro do útero não há gravidade, o bebê não sente seu peso. Então manter deitado de costas pode ser desconfortável.
Dentro do útero o alimento era a livre demanda, o que deve ser aqui fora também.
Colocar no colo para o bebe sentir o coração bater traz segurança, calor e a tranquilidade que lembra a vida intra uterina.
Imitar os sons que o bebê escutava do útero, o sssshhhhh que imita o chiado é muito bom para acalmar o bebê.
Dedique tempo ao bebê, aconchegue sempre levando ao peito quando estiver chorando pois ele está comunicando alguma necessidade. Neste período, ele não sabe manipular e nem faz “manha.
Faça charutinho com o bebê, embrulhe, isso lembra o local apertadinho que era o útero e irá acalmar e dar mais segura a ele.
-Use técnica de banho que recria o ambiente calmo e quente do útero, o banho de ofurô, o banho japonês, associado aos chás de ervas terapêuticas e camomila.
Use bolsinha quentes ou bolsa de ervas aquecidas na barriguinha do bebe que irá proporcionar conforto e calor pois lembram o útero materno.