Saiba sobre o Metapneumovírus humano (HMPV), o vírus que está causando aumento de infecções respiratórias na China.
O Metapneumovírus é um vírus respiratório bastante comum, que circula no mundo há mais de 60 anos. Especialistas afirmam que não é uma nova ameaça, mas sim uma doença respiratória já conhecida, cuja transmissão ocorre através de gotículas, contato próximo ou superfície contaminada com o vírus. Os sintomas da infecção, em geral, são relativamente leves como: tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante.
O vírus HMPV acomete pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente os menores de cinco anos. Constituem o grupo de maior risco: crianças menores de 2 anos; idosos; portadores de doenças pulmonares e/ou cardíacas crônicas; e imunocomprometidos. Suas complicações mais frequentes são a bronquiolite, a bronquite e a pneumonia.
Atualmente, não existe medicamento específico para o tratamento, nem mesmo vacina para prevenir a doença. Portanto, para prevenção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda as mesmas medidas simples que se aplicam no controle a diversas doenças respiratórias como a lavagem de mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, o uso de máscara e manter ambientes arejados.
Outra recomendação é manter as vacinas em dia, especialmente as relacionadas a prevenção de doenças do trato respiratório, como:
- A Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes (Abrysvo): irá vai proteger a mamãe e o bebê (até os seus 6 meses de vida) contra bronquiolite e pneumonias causada pelo VSR.
- Vacinas contra Haemophilus Influenza B (presente nas vacinas Hexa e Pentavalente): para crianças a partir de 2 meses de idade, que previne pneumonia e doenças invasivas pelo Hib.
- A Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para pessoas acima de 60 anos (Arexvy): para prevenir complicações respiratórias graves causada pelo VSR.
- As vacinas contra pneumococos (Pneumocócicas 13, 15, 20 e 23): indicadas a partir dos 2 meses e sem limite de idade máxima, que protegem contra infecções por bactérias que causam pneumonia e doenças invasivas.
- Além da Vacina contra o vírus Influenza, que protege contra a gripe.
- E a vacina contra o vírus COVID-19, que protege contra infecções respiratórias causadas por este vírus.
Então, estando vacinado contra essas doenças e portanto, não as tendo contraído, você evita complicações advindas não só do Metapneumovírus, como também de outras infecções, que podem agravar doenças respiratórias.
Vem pra Casa!