PRIMEIRA DENTIÇÃO
Os primeiros dentes do bebê começam a aparecer por volta dos 06 meses de idade. São os chamados “dentes de leite” ou “dentes decíduos”, é uma dentição importante, pois qualquer alteração nesse momento, pode refletir no dente permanente que está logo abaixo das raízes desses dentinhos.
É comum pais relatarem irritabilidade, coceira na gengiva e até febre no bebê nesta fase. De fato, sinais e sintomas como esses, indicam que os dentes estão nascendo.
O que fazer?
A temperatura mais baixa alivia essa condição, então:
– Fazer um picolé de leite materno e dar para o bebê chupar.
– Oferecer mordedor que contém líquido em seu interior é apropriado para levar ao congelador, resfriar e oferecer gelado para o bebê morder.
Lembrar que a erupção dos dentinhos é uma condição fisiológica, mas pode gerar ansiedade nas mamães e isso afetar o equilíbrio do bebê deixando-o ansioso como ela.
Atenção!
A febre alta não está ligada a erupção dos dentes. Nesses casos, é preciso procurar o pediatra, porque deve haver outro motivo associado.
HÁBITOS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL
Os hábitos adquiridos desde o nascimento podem afetar a saúde dos dentes e gengiva ao longo da vida.
Aqui estão algumas dicas para cuidar da saúde bucal do seu bebê e prevenir doenças:
1- Limpeza
– Bebês em aleitamento materno exclusivo:
Há tempo atrás a orientação era fazer a limpeza da cavidade bucal do bebê para retirar os restinhos de leite materno. Entretanto, evidências cientificas mostram que não há essa necessidade nos bebês em aleitamento materno exclusivo.
– Bebês que utilizam somente fórmulas: o ideal é usar uma gaze ou pano macio embebido em água filtrada para realizar a limpeza da cavidade bucal.
– Bebês que iniciaram a introdução alimentar: utilizar uma escova de dentes pequena e macia para limpar os dentes e gengivas, após as maiores refeições ou ao menos duas vezes ao dia.
Dicas:
- Com seu bebê na cadeira de alimentação, depois de alimentá-lo, entregar uma escovinha de dentes para ele brincar, morder e assim limpar a boquinha, nesse momento ele estará propício a concordar com uma higiene bucal .
- Não deixar o bebê dormir sem higienizar os dentes, pois isso propicia o aparecimento de cárie e altera todo o protocolo de cuidados preventivos com a saúde bucal do seu bebê.
2) Evite o açúcar
Evitar alimentos ou bebidas açucaradas pois são prejudiciais ao seu bebê e pode causar cáries. A importância deve-se ao fato do desenvolvimento e calcificação dos dentes decíduos ( de leite), ocorre próximo ou depois dos 02 anos de idade.
3) Previna problemas de oclusão
Evite, se possível, oferecer o seu bebê, chupeta, bico ou o dedo, o que pode causar problemas de oclusão.
4) Escova de dente
Utilizar produtos específicos desenvolvidos para as crianças, as escovas devem ter a cabeça menor e cerdas macias.
5) Creme dental
Já o creme dental precisa conter flúor para ajudar na paralisação das possíveis lesões de cárie que possam surgir.
A quantidade recomendada é equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru, bem pouquinho.
6) Acompanhamento por profissional da área
Mamães, além do pediatra e importante levar seus bebês a / ao odontopediatra, dentista que saberá avaliar, orientar e conduzir as necessidades de seu bebê.
Por: Rosângela Raddi – CRO/PR: 5142